obama

Mentes Destras x Mentes Canhotas

Responda rápido: qual é a diferença entre destros e canhotos? Se você disse algo como “os destros utilizam mais a mão direita, e os canhotos, a esquerda”, saiba que a sua resposta está profundamente incompleta. Pelo menos é o que diz Daniel Casasanto, psicólogo da New School for Social Research. Em um artigo recentemente publicado, Casasanto revisou diversos estudos para descobrir se a mão dominante pode influenciar a maneira como você pensa, age, avalia alternativas e toma decisões. Em resumo, ele concluiu que…

#1. Canhotos e destros utilizam áreas diferentes do cérebro para imaginar ações e processar verbos

Em um experimento citado por Casasanto, diversos participantes foram solicitados a se imaginar realizando algumas atividades enquanto permaneciam deitados no interior de uma máquina de ressonância magnética funcional (fMRI). As ações incluíam coisas como rabiscar, arremessar um objeto e assinar um cheque. Como as imagens da ressonância claramente indicaram, os destros utilizaram o hemisfério esquerdo para se imaginar realizando essas tarefas. Os canhotos, por sua vez, apresentaram maior atividade neural no hemisfério direito. A inversão de hemisférios ocorre porque o nosso cérebro funciona assim mesmo, invertido. O lado esquerdo do cérebro controla as ações do lado direito do corpo, e vice-versa.

Um efeito parecido ocorreu quando verbos que descreviam atividades manuais (p.ex.: “”escrever”” ou “”cumprimentar””) foram apresentados a destros e canhotos. Destros utilizaram o lado esquerdo do cérebro para realizar a leitura, enquanto os canhotos utilizaram o lado direito. Segundo Casasanto, isso indica que o processamento verbal e lingüístico também pode ser influenciado pela lateralidade.

#2. Canhotos e destros tomam decisões de maneira diferente

Em uma série de estudos revisados por Casasanto, foi demonstrado que quando têm que escolher um produto para comprar ou um candidato para contratar, os destros tendem a escolher a alternativa posicionada à sua direita. Os canhotos fazem exatamente o inverso.

#3. Canhotos associam o lado esquerdo a coisas boas e o lado direito a coisas ruins. Os destros fazem o contrário.

Casasanto analisou imagens dos últimos debates presidenciais dos Estados Unidos. Verificou que Obama e McCain (ambos canhotos) gesticulam com a mão esquerda quando falam de coisas positivas e com a mão direita quando falam de coisas negativas. Kerry e Bush, ambos destros, gesticulam de maneira oposta (mão direita para coisas boas e esquerda para coisas ruins).

O trabalho de Casasanto com destros e canhotos corrobora a hipótese da especificidade corporal. Segundo essa teoria, nosso corpo influencia nossa mente na mesma medida em que nossa mente influencia nosso corpo. Como consequência, nossos padrões de pensamento são grandemente influenciados por nossa compleição corporal (peso, altura, lateralidade etc.). A teoria, inusitada, tem encontrado forte respaldo científico. Lembre-se disso ao escolher a cadeira em que irá se sentar na sua próxima entrevista de emprego.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>