Que tipo de adulto o seu filho será?

De forma geral, os pais são muito atentos às necessidades imediatas de seus filhos. Todos os dias dedicam tempo e esforço para garantir que eles estejam bem alimentados, bem vestidos e bem cuidados. Mas só isso não basta. Para educar efetivamente as crianças e os adolescentes, devemos também estar atentos aos desafios que eles enfrentarão na vida adulta, quando não estiverem mais sob as nossas asas.

Ao saírem do ninho, nossos filhos conhecerão a vida como ela é. Assim como nós, terão muitos momentos felizes, mas também experimentarão fracassos, frustrações, conflitos e perdas dolorosas. Essas experiências poderão elevá-los ou derrubá-los – o resultado dependerá do quão preparados eles estarão para lidar com tudo isso.

Então, em vez de punir o fracasso, mostre aos seus filhos como os fracassos podem pavimentar o caminho do sucesso. Em vez de evitar as frustrações, ensine-os o valor da persistência. Em vez de sair automaticamente em sua defesa diante de qualquer situação de conflito, ensine-os a compreender o ponto de vista do outro, e a encontrar saídas negociadas. Em vez de negar a eles que as perdas existem, mostre que elas são uma parte da vida, e que a transitoriedade das coisas é que faz com que elas sejam ainda mais belas.

Enfim, olhe os seus filhos como as crianças que eles são, mas não deixe de plantar as sementes dos adultos que eles serão.

Dr. Estêvão Bittar

Dr. Estêvão Bittar

Doutor em neurociências pela USP e vice-presidente da Bittar Educação.
Oferece reflexões e dicas sobre educação de filhos, do ponto de vista das neurociências.

Ver todos os posts

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

Ouça pelo Spotify